6 Graus De Separação



"...Eles questionaram-se a toda a hora sobre quando encontra alguém numa festa e não têm um amigo em comum e quantos amigos ou quantos intermediários levaria para ligar estas duas pessoas? 
E não tinham computadores rápidos para calcular todas estas coisas, mas conseguiram atrair a atenção de Stanley Milgram que estava em Harvard na altura e era notório pela sua experiência de obediência à autoridade que conduziu em Yale. 
Então Milgram sendo experimentalista decidiu que tentaria testar esta hipótese do "mundo pequeno" e fez esta experiência famosa onde ele deu cartas a algumas centenas de pessoas numa casa perto do Nebraska, e elas eram supostas entregarem estas cartas a outra pessoa, um indivíduo específico, Stockbroker que era um conhecido de Milgram em Boston. 
Então o famoso resultado é que estas pessoas enviaram cartas para.. Bom, antes de mais havia uma contrapartida, as cartas tinham toda a informação que precisavam para identificar a pessoa a quem queriam que chegasse mas só podiam enviar as cartas para alguém que era amigo delas. Então elas enviariam a um amigo e esse amigo enviaria a um amigo, e esse amigo enviaria a um amigo..

Eventualmente 20% ou cerca de 60 das cartas alcançaram o alvo em Boston e o famoso resultado foi que o número de elos na corrente era 6 e daí veio esta frase de 'seis graus de separação'.."
"Não podemos viver somente para nós próprios. Nossas vidas estão ligadas por mil cordéis invisíveis e juntamente com estas fibras de simpatia, nossas acções conduzem como causas e regressam a nós como resultados."
~ Herman Melville, escritor 
"Leio algures que todos no planeta estão separados somente por seis outras pessoas. Seis graus de separação. É um pensamento profundo.... como cada pessoa é uma nova porta, abrindo para outros mundos."
~ Ouisa Kittredge na peça de John Guare, Six Degrees of Separation 
"Como sociedade, tornámos-nos obcecados com a conectividade. Estamos a lutar para fazer sentido das redes complexas que recentemente infiltraram as nossas vidas, redes cujo alcance é imenso, cuja estrutura somente toscamente conseguimos percepcionar e cujo funcionamento nos estonteia."
~ Steven Strogatz, matemático 
"A natureza usa os mais longos cordéis para tecer os seus padrões, então cada pequena peça do seu tecido revela a organização da inteira tapeçaria."
~ Richard Feynman, físico 
"...a ciência das redes é a ciência do mundo real, o mundo das pessoas, amizades, rumores, doenças, tendências, firmas e crises financeiras."
~ Duncan Watts, Six Degrees of Separation



FOTO por jared @ Flickr

0 comentários: