A Economia Da Partilha

"Se tiveres uma maçã e eu tiver uma maçã e se as trocarmos, cada um de nós ficará apenas com uma maçã. Mas se tiveres uma ideia e eu outra ideia e se as trocarmos, cada um de nós terá duas ideias."
~ George Bernard Shaw 
“Isto é muito maior que qualquer app especifica,” diz ele [Frederic Larson]. “Este é um movimento tão importante como quando o web browser apareceu.”

~ Tomio Geron, FORBES

"À medida que a economia da partilha apanha o momento, seu alcance tornou-se global. Nas cidades pelo mundo, as pessoas estão a criar maneiras de partilhar tudo desde roupas de bebé a barcos, hardware a casas de férias. Há também grupos a emergir que se identificam com o movimento de ampla visão da partilha. Estes grupos focam-se em educação, acção e edificação comunitária, criação de união e advogam uma mudança cultural para a partilha espalhada. 
Desde cooperativas de bairro a organizações globais, estes grupos trabalham para trazer a partilha para o mainstream. Eles vêem a partilha como o novo paradigma, um meio para uma sociedade mais democrática e eles compreendem que a partilha não e uma nova tendência mas uma prática da antiguidade.."
~ Cat Johnson, Shareable
http://www.shareable.net/blog/the-rise-of-the-sharing-communities
"Ora, sabem quando aprendem uma nova palavra, e depois começam a vê-la em todo o lado? Foi isso que me aconteceu quando reparei que estamos a passar de consumidores passivos a criadores, e para colaboradores altamente capazes. (...) 
E fazemos isto à milhares de anos, quer seja quando caçávamos em grupos, ou cultivávamos em cooperativas, até este grande sistema chamado hiper-consumo aparecer e construirmos estas cercas e criarmos os nossos pequenos feudos. Mas as coisas estão a mudar, e uma das razões disso são os nativos digitais, ou geração-Y. 
Eles estão a crescer e a partilhar -- ficheiros, videojogos, conhecimento; é segunda natureza para eles. Então nós, a geração milénio -- Eu sou apenas uma dessas -- somos como soldados a pé, movendo-nos de um cultura do eu, para uma cultura do nós."
~ Rachel Botsman
"Não acredito que fazer dinheiro em prol de consumir bens seja o único propósito da humanidade neste planeta. Se você se questiona sobre o que creio ser o nosso propósito neste planeta, vou-lhe dar uma pista…ele tem a ver com criar e partilhar."
~ Bill Hicks 
"Certamente é verdade que precisamos de manter a independência em certas áreas da vida..
..Não sejamos demasiado orgulhosos para admitir a fraqueza em momentos e absorver força dos outros na nossa necessidade diária. A repressão impiedosa dos nossos medos e problemas comuns só nos pode tornar rígidos ou enfermos, só a partilha destes problemas com os nossos camaradas humanos consegue nos salvar do pecado do orgulho, a idolatria à auto-suficiência."
~ Joshua Loth Liebman

0 comentários: