A Fuga


"Escapismo ou desejo de evasão é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis recorrendo a devaneios e imaginações."
~ Wikipédia
"Um adolescente pode ter sido arrastado para a morte por ser fã do filme ‘Into the wild' ('O lado selvagem') e tê-lo tentado transportar para a vida real. A história no grande ecrã é inspirado na vida de Christopher McCandless, que viajou pelos EUA e viveu vários anos no Alasca - onde morreu sozinho - em busca da liberdade plena."
~ Filipa de Lima, Correio da Manhã


O ser humano é um ser fundamentalmente social na sua raiz, embora a sua vida em social muitas vezes seja mais dura que qualquer 'inferno' criado nas imaginações mais férteis, o homem não se consegue separar da última, porque, como exemplificado no filme "Into The Wild", acaba por perecer.
"O indivíduo no seu aspecto sociológico não é o organismo completo. Aquele que tenta viver sem associação com seu semelhante morre."~ Sir Norman Angell 1872-1967, autor, orador, jornalista e membro do parlamento britânico para o Partido Trabalhista
Todavia, este não é o único caso de escapismo, muitos são evocados a procurar uma escapatória a uma sociedade cujas regras não favorecem quer a sua aprovação, quer a própria a sobrevivência humana.

"Joseph Chilton Pearce: ..o jovem quer desesperadamente libertar-se de uma cultura que o está a matar ou a ela. A cultura oferece-lhes o movimento contra-cultura que é claro um caminho de ferro subterrâneo e que os conduz de volta aos limites culturais aos quais estão a tentar escapar, mas na altura em que se apercebem que aconteceu, estão esgotados, o fogo se apagou e eles desistem e tornam-se um de nós. 
Duncan Campbell: .. hoje tem The Gap, usando Jack Kerouac e William Burroughs, figuras da geração beat, e anti-culturais desse ponto de vista, identificavam-se com os seus produtos, então se comprar este produto magicamente obterá uma consciência libertadora.. 
Joseph Chilton Pearce: Bom, isto é a cultura, e é assim que a cultura funciona mas cometemos um erro se pensamos que não somos parte disso, nós somos isso, eu sou cultura e a minha tentativa de romper com a cultura e me transcender a mim mesmo é puramente pessoal. Eu não consigo fazer nada acerca da cultura em si mesma senão eu mesmo romper com ela.. 
Duncan Campbell: Você disse que a primeira coisa a fazer é reconhecer o inimigo e que como Pogo disse 'nós vimos o inimigo e ele é nós', é a nossa cultura.. 
Joseph Chilton Pearce: E essa é a parte mais excitante à qual podes chegar, a tua grande descoberta é de nunca tentar mudar a cultura, cada grama de energia que dás de energia à cultura para a mudar simplesmente alimenta o padrão cultural, a cultura não se preocupa com a face usa.. ela pode usar um milhão de faces, a coisa principal é que qualquer esforço de mudar a cultura, promove a cultura e fortalece-a.." http://youtu.be/dh0afEgZziI?t=44m54s

"Se somos realmente personagens de jogo, como somos de uma maneira, sendo programados para nos comportarmos no mundo de hoje de crescente computorização de tudo, como agiríamos diferentemente com este conhecimento? 
Se soubesse que neste momento a vida não era mais que um jogo, o que faria em prol de avançar para a entropia inferior (amor) e 'vencer' o jogo?"
~ Físicos Nucleares da NASA Afirmam, Vivemos Numa Realidade Virtual
http://guardianlv.com/2013/07/nasa-nuclear-physicists-postulates-we-live-in-a-virtual-reality-video/ 

Digamos que a vida era um jogo, como podemos vencer ou pelo menos perceber as mecânicas do jogo da vida?

Adicionalmente:
Jogos São Um Assunto Sério
Futuro da Humanidade: Humanidade em Crise de Identidade

0 comentários: