A Neurociência Revela: A Sua Consciência Está Ligada À De Todos Os Outros



"Tudo o que o separa de outra pessoa é a sua pele. Remova-a e você removeu a barreira entre você e os outros seres. Então não há um verdadeiro eu reservado dos outros seres humanos, inspeccionando o mundo e inspeccionando outras pessoas, você está na realidade conectado não apenas pelo facebook e Internet, você está conectado pelos seus neurónios.”
O neuro-cientista Vilyanur S. Ramachandran, Ph.D., delineia as funções fascinantes dos neurónios espelho. Apenas recentemente descobertos, estes neurónios permitem-nos aprender comportamentos sociais complexos, alguns dos quais formaram as bases da civilização humana como a conhecemos.

Ramachandran é director do Centro para o Cérebro e Cognição na Universidade da Califórnia, San Diego e um professor adjunto no Instituto Salk. De acordo com a sua investigação, "temos uma inteira corrente de neurónios que falam uns com os outros, então não há verdadeira distinção da sua consciência da de outra pessoa qualquer… E isto não é filosofia da treta” ele diz, “ela emerge do nosso entendimento da neuro-ciência básica.

Ramachandran olha profundamente para os mecanismos mais básicos do cérebro.
"[O cérebro humano é] um pedaço de carne com cerca de 1.4 quilos… mas ele consegue contemplar a vastidão do espaço interestelar. Ele consegue contemplar o significado do infinito, fazer perguntas sobre o sentido da sua própria existência… É o maior mistério que confronta os seres humanos”
Também ele anota que "há 100 biliões de neurónios no cérebro humano adulto. E cada um faz algo como 1,000 a 10,000 contactos com outros neurónios no cérebro… o número de permutações e combinações da actividade cerebral excede o número de partículas elementares no universo.”

Ao trabalhar com aqueles que têm incapacidade mental causada por danos cerebrais ou enfarte, ele consegue mapear funções da mente para estruturas físicas do cérebro.
"Então se você é um paciente com um membro fantasma e você vê o braço de outra pessoa a ser tocado, você sente-o no seu fantasma. E a parte surpreendente é, se você tem dor no seu fantasma e se encolhe e massaja a mão da outra pessoa, isso alivia a dor na sua mão fantasma, praticamente como se os neurónios espelho estivessem a obter um alivio de outra pessoa qualquer a ser massajada.”

0 comentários: