Amar É Encontrar Na Felicidade De Outrem A Própria Felicidade


"Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade."
~ Gottfried Leibnitz 

Você pode chegar ao coração de alguém, só se você se identificar com as carências dessa pessoa. 

O mundo está em crise porque nós estamos em crise com nós próprios, durante muito fundamentamos a abordagem de que felicidade é sinónimo de auto-prazer, mas é verdadeiramente assim? Há várias pesquisas que dizem que somos mais felizes com os outros e ao preenchermos os outros. Seguem-se alguns factos interessantes da Natureza e ciência:

A Felicidade Encontra-se Fora de Nós
 
"Estamos cheios de coisas que nos lançam para fora. O nosso instinto faz-nos sentir que é preciso procurar a nossa felicidade fora de nós. As nossas paixões levam-nos para fora, mesmo quando os objectos se não oferecessem para as excitar. Os objectos de fora tentam-nos por si próprios e chamam-nos, ainda quando não pensamos neles.."
~ Blaise Pascal sobre a direcção da vida, "Pensamentos"
"Se viu uma criança comer um gelado inteiro e ela lhe pede para comprar um, qual seria a sua reacção? 
Investigadores questionaram-se se macacos compreendem as necessidades físicas dos outros. Em prol de os ajudar ou partilhar comida, seria útil para eles saberem o que os outros querem ou necessitam. Tal entendimento é provavelmente mais simples que um entendimento do estado de conhecimento do outro, conhecido como Teoria da Mente (TdM).* 
Sensibilidade para as vontades e necessidades aparece antes que a TdM no desenvolvimento das crianças. Enquanto há alguma evidência de TdM nos grandes macacos, tais como os chimpanzés, macacos raramente são testados em intersubjectividade (empatia com um entendimento dos outros) dado que a frequente suposição é que eles são leitores de comportamento em vez de leitores de mentes, por ex. eles meramente reagem ao comportamento dos outros. Eles podem não fazer quaisquer inferências sobre os estados interiores dos outros. 
O presente estudo, publicado na Behaviour, questiona esta suposição, contudo, dado que os macacos castanhos capuchinhos (um primata sul-americano de grande cérebro) estão menos dispostos a partilhar com os outros se souberem que o outro acabou de comer. Esta condição foi comparada com uma na qual eles viram o outro não comer ou na qual as interacções do outro com a comida foram obscurecidas da visão."
~ Science Daily, Sabem os Macacos o Que os Outros Necessitam?
"Os nossos resultados levantam a possibilidade de que estes pássaros podem ser capazes de atribuir desejo aos seus conjugues, reconhecendo uma 'vida interior' nos outros como a sua própria."
~ Ljerka Ostojic, investigadora e co-autora de, Evidências sugerem que atribuição de desejos pode governar a partilha de comida nos Gaios euroasiáticos 
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/02/130204153905.htm
* "Antes das crianças desenvolverem uma teoria da mente elas pensam que todos têm os mesmos pensamentos que elas."

0 comentários: