Cientistas Afirmam: Comportamento Humano Origem Da Crise Ecológica




"O homem é parte da natureza e sua guerra contra a natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo."
~ Rachel Carson 
Há 20 Anos Atrás Os Principais Cientistas Enviaram Um Aviso Ainda Não Atendido: Precisamos De Mudar
Em 1992 cerca de 1700 dos principais cientistas no mundo enviaram um alerta como uma voz, isto foi o que escreveram:
"Todos assinámos, membros sénior da comunidade cientifica mundial, assim alertando toda a humanidade do que se encontra no futuro. Uma grande mudança na nossa administração da Terra e a vida nela, é necessária, se ampla miséria humana deve ser evitada e nosso lar global neste planeta não for irremediavelmente mutilado.”
A Crise Ambiental 
"Nossa interferência maciça na teia da vida interdependente mundial, juntamente com o dano ambiental infligido pela desflorestação, extinção de espécies e mudança climática, pode desencadear efeitos adversos, incluindo colapsos imprevisíveis de sistemas biológicos críticos cujas interacções e dinâmicas só entendemos imperfeitamente. 
Incerteza da extensão destes efeitos não pode desculpar a complacência ou atraso à face da ameaça.” 
A Crise Populacional 
"A terra e finita. Sua habilidade de absorver desperdícios e afluentes destrutivos é finita. Sua habilidade de fornecer alimentos e energia é finita. Sua habilidade de prover para crescentes números de pessoas é finita. E estamos rapidamente a nos aproximar de muitos dos limites da terra. Presentes práticas económicas que prejudicam o meio ambiente, tanto em nações desenvolvidas e subdesenvolvidas, não podem continuar sem o risco de que os sistemas globais sejam danificados além da reparação.” 
"Pressões resultantes de crescimento populacional sem limites colocou exigências ao mundo natural que conseguem oprimir quaisquer esforços de alcançar um futuro sustentável. Se pretendemos impedir a destruição do meio ambiente, devemos aceitar os limites desse crescimento. Uma estimativa do Banco Mundial indica que a população não estabilizará a menos de 12.4 biliões, enquanto as Nações Unidas concluem que o eventual total possa alcançar os 14 biliões, perto de triplicar os 5.4 biliões de hoje. Mas, até neste momento, uma pessoa em cinco vive em absoluta pobreza sem o suficiente para comer e uma em dez sofre de séria desnutrição. 
Não há mais de uma ou algumas décadas faltam antes da chance de evitar as ameaças que agora confrontamos sejam perdidas e as perspectivas da humanidade imensuravelmente diminuídas.” 
O Que Deve Ser Feito 
Cinco áreas proximamente ligadas devem ser endereçadas simultaneamente: 
  • 1. Precisamos de assumir controlo de actividades ambientalmente prejudicáveis para restaurar e proteger a integridade dos sistemas da terra de que dependemos… Prioridade deve ser dada ao desenvolvimento de fontes de energia que correspondam às necessidades do terceiro mundo… Devemos parar a desflorestação, danos e perda de terra arável e a perda de espécies terrestres, plantas marinhas e espécies de animais. 
  • 2. Devemos gerir recursos cruciais ao bem-estar humano eficientemente. Devemos dar elevada prioridade ao uso eficiente de energia, água e outros materiais, incluindo a expansão da conversação e reciclagem. 
  • 3. Devemos estabilizar a população. Isto será possível somente se todas as nações reconhecerem que são necessárias condições melhoradas sociais e económicas e a adopção de planeamento familiar eficiente voluntário. 
  • 4. Devemos reduzir e eventualmente eliminar a pobreza. 
  • 5. Devemos garantir a igualdade sexual e garantir o controlo das mulheres sobre as suas decisões reprodutivas.”

Uma Nova Atitude É Necessária 
"Uma Nova ética é necessária, uma nova atitude para o desligar da nossa responsabilidade de nos preocuparmos connosco e com a terra. Devemos reconhecer a capacidade limitada da terra de prover para nós. Devemos reconhecer sua fragilidade. Não devemos permitir mais que seja violada. Esta ética deve motivar um grande movimento, convencer líderes relutantes e governos relutantes e pessoas relutantes a elas mesmas afectar as necessárias mudanças.”
http://deoxy.org/sciwarn.htm 
"Surpreendente maioria de relatórios revistos tomam posição sobre o aquecimento global dizendo que os humanos o estão a causar. 
A nossa equipa de voluntários da ciência na Skeptical Science publicou uma nova sondagem no jornal de Cartas De Investigação Ambiental de mais de 12000 relatórios científicos revistos, como o Guardian relata hoje. Este é o estudo mais abrangente do seu tipo e a inspiração do nome do blogue: Consenso Climatérico – os 97%."
~ Dana Nuccitelli, The Guardian
http://www.theguardian.com/environment/climate-consensus-97-per-cent/2013/may/16/climate-change-scienceofclimatechange 
“É difícil romper a dependência dos 'sonhos pessoais' do crescimento do PIB. Tanta atenção está focada no crescimento do PIB e bem-estar pessoal porque os negócios precisam de lucro a curto prazo. Empresas não fazem lucro quando você estuda, comunica com os amigos, lê ou ama. Elas lucram quando compra algo. É por isso que a amizade não é publicitada, mas imensos produtos são publicitados. É por isso que a maioria cria uma visão pessoal em termos de consumo."
Dennis Meadows, Autor de "Limits to Growth", galardoado com o mais alto prémio da ciência japonês (http://youtu.be/d2rPbYCmpus), apelidado de 'alarmista' previu há 40 anos que um crescimento rápido económico e populacional num planeta finito conduziriam ao colapso da civilização.
 http://www.gazeta.ru/science/2012/05/02_a_4569465.shtml
“As nossas pegadas ecológicas já estão a usar recursos renováveis de 1.4 planetas Terra e provavelmente usarão as de dois planetas Terra em 2050. Por outras palavras, estamos a viver insustentavelmente e a esgotar o capital natural da terra. Ninguém sabe quanto tempo podemos continuar neste caminho, mas os alarmes ambientais estão a disparar.”
~ G. Tyler Miller, Scott Spoolman, Living in the Environment: Principles, Connections, and Solutions  
“Uma vez que é a destruição dos apoios naturais da economia e a ruptura do sistema climatérico que estão a conduzir o mundo para a o precipício, estas são as tendências que devem ser revertidas. O fazer requer medidas extraordinariamente exigentes, uma mudança rápida dos negócios como habitual. À medida que a terra e água se tornam escassas, à medida que as temperaturas da terra sobem e enquanto a segurança alimentar mundial se deteriora, uma geopolítica perigosa de escassez alimentar está a emergir.”
~ Lester R. Brown, analista ambiental, fundador e presidente do Earth Policy Institute, e autor de World on the Edge: How to Prevent Environmental and Economic Collapse 
"Os economistas dizem, se você cortar as florestas e colocar [o dinheiro] no banco, pode fazer 6 ou 7 por cento. Se você cortar as florestas e o colocar na Malásia ou Papua Nova Guiné, você fará 30 ou 40 por cento. Então, quem se importa se você mantém a floresta, a corta [e] coloca o dinheiro noutro lugar qualquer! Quando as florestas desaparecerem, coloque-o nos peixes, quando os peixes desaparecerem, coloque-o nos computadores. Dinheiro não representa nada e o dinheiro agora cresce mais rápido que o mundo real.

A economia está tão fundamentalmente desconexa do mundo real, ela é destrutiva."
~ David Suzuki http://youtu.be/M_ygCEOGHVo 
"É critico elevar a consciência pública do consenso cientifico sobre a mudança climática, para que o público possa tomar decisões políticas baseadas em evidências factuais ,” diz ela. “Tipicamente, o publico geral pensa que somente certa de 50 por cento dos cientistas do clima concordam que os humanos estão a causar o aquecimento global. Esta investigação demonstrou que a realidade são 97 por cento."
~ Sarah Green
http://www.mtu.edu/news/stories/2013/may/story89646.html 
"Hoje, estamos a usar 20% mais do que a natureza consegue regenerar. Por outras palavras, levaria um ano e mais de 2 meses para regenerar tudo o que usamos num ano. 
Esta diferença é chamada o 'défice ecológico,' a diferença de quão mais rapidamente estamos a usar recursos como florestas, pesca, colocar dióxido de carbono na atmosfera, que a natureza é capaz de acomodar.” 
Se olharmos para este relatório bancário e dissermos que estamos a usar mais do que temos, são isto boas ou más notícias? Diria que são boas notícias no sentido que nos dá mais informação. E ainda temos uma escolha. Podemos simplesmente não abrir outro relatório bancário e reciclar o envelope, ou podemos olhar para ele. Mas se gastarmos demasiado dinheiro, também sabemos quais são as consequências, então há uma espécie de loop de feedback. Da mesma maneira temos de pensar sobre a natureza de uma perspectiva orçamental, e dizer, 'quais são as consequências de esbanjar?’”
~ Mathis Wackernagel, PhD, Director Executivo da Global Footprint Network http://vimeo.com/15710548 

A hipótese de Gaia foi sugerida por James Lovelock, com base nos estudos de Lynn Margulis, para explicar o comportamento sistémico do planeta Terra. A Terra é vista, nesta teoria, como um super-organismo.


"Tecnologia é somente destrutiva nas mãos das pessoas que não percebem que elas são um e o mesmo processo que o universo."~ Alan Watts
"Sabe, uma das noções chaves que nesta conversa mudará fundamentalmente, o pensamento das pessoas é, e isto remonta a questão do universo considerado como morto ou vivo. E muito frequentemente, quando falo com as pessoas que querem ser realistas: devemos ser práticos, vamos ser realistas, basicamente elas estão dizendo: bem, nós vivemos em um universo morto, e essencialmente, não existe nada mais acontecendo, excerto para alguns poucos seres vivos, como nós mesmos. Então vamos explorar o morto em nome dos vivos, e nós mesmos. Então, isto estimula, isto cria uma mentalidade exploradora."
“Enquanto você pensar que a natureza está ‘lá fora,’ então você tem a separação básica que o permite ver o meio ambiente como ‘outro’ e as pessoas como distintas dele e essa separação de ‘eu’ da ‘natureza’ é realmente o que o homem branco trouxe sobre a civilização Essa é a doença, a profunda, profunda ferida que será curada de uma maneira ou de outra nas décadas que se seguem.”
~ Paul Hawken, ambientalista, empresário e autor http://youtu.be/XY9AaHULmt8 
“As escolhas humanas e o nosso comportamento são derradeiramente as causas da mudança climática, pobreza… e o mundo à nossa volta.”
~ Professor Julian Savulescu é Director do Instituto para a Ciência e Ética, Oxford Martin School, Universidade de Oxford http://youtu.be/W8PA0vQ7gec
"As pessoas a tomarem decisões raramente falam com cientistas..
Elas falam com economistas, que pode ser o problema."
~ Geoffrey West, O Governo Precisa De Mais Cientistas e Menos Economistas
"A mudança do homem é a chave para mudar tudo o resto no mundo, sem ela nada mudará significativamente. 
O que precisamos não é só remendar, não são simplesmente soluções para os problemas do presente. O que precisamos é de uma transformação, uma transformação fundamental, que significa:
Uma mudança de valores.
Uma mudança de pensar.
Uma mudança de consciência.
Uma mudança no modo como o ser humano pensa e age."
~ Prof. Ervin Laszlo, filósofo húngaro da ciência, teórico de sistemas, nomeado prémio Nobel da paz e passado pianista clássico http://youtu.be/wcyWrsfnLO
FOTO contrapunto via http://adsoftheworld.com/ 

0 comentários: