Crises Sociais, Crises De Colaboração

Não há falta de comida nos EUA, mas há certamente uma falta de colaboração. A 1 de Janeiro, 2009, Andrew Martin do The New York Times descreveu 'um excesso de leite, e seus derivados associados, como o leite em pó, manteiga e proteínas do soro de leite, que conduziu a uma queda precipitada em preços.’ Martin explicou que os produtos de leite estavam a ser guardados em armazéns e deliberadamente mantidos fora das lojas para prevenir maior queda em preços.

~ Interesse Pessoal versus Altruísmo na Era Global: Como a Sociedade Consegue Tornar Interesses Próprios em Benefício Mútuo
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9

Há fundamentalmente mais exemplos:


"Excesso de construção e crise económica contribuíram para um aumento de 35% do número de alojamentos vagos. Há urbanizações inteiras sem ninguém."

~ Joana Pereira Bastos, Expresso - "Há Mais De 735 Mil Casas Vazias Em Portugal"


"O número de alojamentos superou em 45% o número de famílias. Segundo os Censos 2011 registou-se em Portugal o maior excedente de alojamentos na última década. Em 2011, o número de habitações superou em 45% ( 1,8 milhões de casas) o número de famílias. De acordo com o estudo publicado hoje no INE, o parque habitacional encontra-se em bom estado de conservação - cerca de 71% dos edifícios não necessitam de reparações. E apenas 2% dos edifícios estão muito degradados."
~ INE, Económico - "Portugal Tem 18 Milhões De Alojamentos A Mais"
As nossas instituições económicas e sociais não servem o nosso propósito de sobrevivência enquanto espécie e não sabem como lidar fundamentalmente com os novos paradigmas que afectam a maior classe produtora da sociedade, a classe média. Os esforços das várias caridades conseguem remendar feridas mas não curá-las porque a sociedade carece essencialmente de infraestruturas, não de soluções temporárias, para os, não tão novos, flagelos sociais.

Então o que nos previne de cooperar?

"..Se examinarmos todos estes problemas que acabo de mencionar são todos problemas que podiam ser eficientemente respondidos se as pessoas pudessem trabalhar juntas para o fazer. 
Estes são todos problemas criados pelo homem. 
Então a pergunta assim se torna, 'O que há em nós que nos previne de cooperar?', o que há nas nossas cabeças, quais são os obstáculos que previnem as pessoas de colaborar.."
Gregory Dahl é o autor de "One World. One People. How Globalization is shaping our Future".

Depois de estudar economia em Harvard, ele seguiu uma carreira de 27 anos como economista e oficial sénior do Fundo Monetário Internacional (FMI).


FOTO 1 por Daryl I @ Flickr
FOTO 2 por Daquella manera @ Flickr

0 comentários: