Dinheiro Compra Felicidade?



Muito se escreve, muito se fala sobre dinheiro versus felicidade ou dinheiro + felicidade ou dinheiro não fazer sequer parte dessa equação mas vejamos alguns dos mais recentes achados científicos sobre essa matéria.
A pesquisa é tão interessante sobre isto que se perguntar a estudantes de liceu ao que aspiram, eles falam sobre dinheiro. Mas se lhes perguntar qual a melhor coisa que lhes aconteceu no mês passado, eles mencionam experiências com outras pessoas, eles nunca mencionam posses. Então num nível intuitivo, as pessoas realmente compreendem o que lhes trás alegria, mas por vezes elas têm de descobrir da maneira mais difícil.”
"Consumidores descobriram que satisfação com "aquisições de experiências", desde massagens a férias familiares, começam alto e aumentam com o tempo. Em contraste, gastar dinheiro em coisas materiais faz-nos sentir bem inicialmente, mas na realidade torna as pessoas menos felizes no final, diz Thomas Gilovich, professor de psicologia da Cornell University e Travis J. Carter, Cornell Ph.D."
"Uma coisa estranha acontece na mente quando você compra algo. 
Não importa o que for, um par de jeans, um carro ou até uma casa, nesse momento em que um objecto se torna a sua propriedade, ele atravessa uma transformação. Porque você o escolheu e você o associa a si mesmo, seu valor é imediatamente aumentado (Morewedge et al., 2009). Se alguém se oferecer para o comprar, as chances são que você quererá cobrar muito mais do que eles estão preparados para pagar. Essa é uma predisposição cognitiva chamada ‘o efeito da titularidade’."
""Uma razão porque o dinheiro pode não fornecer tanta felicidade é porque as pessoas podem não o gastar bem," diz Elizabeth Dunn, que conduz investigação sobre felicidade. "Descobrimos que as pessoas obtêm mais felicidade ao gastar dinheiro nas outras.""
"Ter montes de dinheiro não o torna necessariamente mais feliz, estudo após estudo descobriram. Mas ao dar dinheiro, até se não for rico, é provável de o fazer sentir mais rico, e assim mais feliz, uma nova pesquisa argumenta. 
Soa contra intuitivo, mas não é, disse o autor do estudo Michael Norton, um professor associado de marketing na Harvard Business School, que apresentou os seus achados de uma série de novos estudos no Sábado no encontro anual da Sociedade para a Psicologia de Personalidade e Social em Nova Orleães. 
"Uma das maneiras que as pessoas sinalizam que são prosperas é ao dar dinheiro,” disse Norton. Assim ele fez os estudos para descobrir o que acontece quando aqueles que não são ricos dão dinheiro. 
Acontece que, dar dinheiro aumenta o que os peritos chamam de sensações de "riqueza subjectiva," ou quão bem na vida você se sente. O pensamento, disse Norton, é algo deste género: “Se tenho assim tanto dinheiro que o posso dar, posso não estar assim tão mal.”"
"Vivemos numa era de elevado materialismo, onde maioria de nós dividem demasiada atenção a comprar coisas e muito pouca para desfrutar dos nossos relacionamentos com a família e amigos."

O PIB Corresponde Realmente A Felicidade?

"Tantas pessoas andam por aí com uma vida sem sentido. Elas parecem meio adormecidas, até quando estão ocupadas a fazer coisas que elas pensam serem importantes. Isto é porque elas perseguem as coisas erradas. 
O modo com que consegues obter sentido na tua vida é te devotares a ti mesmo a amar os outros, te devotares a ti mesmo à comunidade ao teu redor e te devotares a ti mesmo a criar algo que te dê um propósito e um sentido.”
~ Mitch Albom

"Sou só um ser humano de 6 000 000 000 seres humanos. Acredito que cada ser humano quer uma vida feliz, bem sucedida. E com todos. Não importa de que cor, que nacionalidade, que fé religiosa, que estatuto social. Todos querem, têm o direito a ter uma vida feliz. Um dos factores mais importantes para a felicidade, alegria é a paz mental, mente calma. Demasiado Stress! Demasiada suspeita! E demasiada ambição. E ganância e ganância e ganância... 
Somos seres sociais. Como abelhas ou formigas. Esses animais sociais, eles não têm região, nem constituição e nem lei. Mas eles trabalham juntos. E a natureza os criou esse caminho." ~ O Dalai Lama

Ainda sobre economia e felicidade:

Shawn Achor sobre Felicidade:
http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/rever-formula-da-felicidade.html

HAPPY o filme de Tom Shadyak (realizador de Ace Ventura e Liar Liar):

Não Sabemos o Que Nos Faz Felizes (Mas Pensamos Que Sim):

A Ciência da Felicidade

Felicidade Interna Bruta

Rir é Contagioso

Happy The Man

O Alto Preço do Materialismo

0 comentários: