Economia Como Um Reflexo Das Relações Humanas


"Então como pode ser que os mercados bolsistas estejam a alcançar múltiplas vezes por ano altas quando o desemprego está a atingir baixas históricas? Num verdadeiro mercado bolsista, todos participam do lado bom, mas este mercado e a economia são conduzidos por aqueles que têm acesso ao financiamento dos bancos centrais. Abreviadamente, eles estão desconexos da realidade. Tal como uma peça de palco de David Copperfield, é uma grande ilusão. Temos o capitalismo sem capital ou mercados livres."
~ Steen Jakobsenhttp://www.economist.com/debate/days/view/929

Sabemos que confiança é a base de todos os relacionamentos humanos, na economia, educação, ciências e até na política. Quando confiança deixa de existir os relacionamentos se deterioram, tudo se desmorona e eventualmente dá lugar a outra coisa na nossa vida que ocupe o espaço dessa confiança, a que atribuímos a importância e valor que não atribuímos anteriormente.
"Se perdermos o amor e o respeito próprio uns pelos outros, é assim que finalmente morremos."~ Maya Angelou

Deu-se uma explosão de consumo colaborativo – a partilha de carros, apartamentos, competências através da web. Rachel Botsman explora a moeda que faz funcionar sistemas como o Airbnb e TaskRabbit: confiança, influência e o que ela chama de "capital de reputação".




Há um elo entre pobreza e confiança?


"Países nos quais confiança é elevada têm governos eficientes, eles têm estruturas sociais muito apertadas, pessoas interagem muito bem umas com as outras, elas não têm imensas divisões e há um loop de feedback positivo. Elas têm vencimentos superiores que acentua mais maior crescimento. Então a confiança é esta espécie de medida sumária de uma sociedade na qual as coisas funcionam bem. E a falta de confiança desta forma é uma medida de como as coisas não correm bem na sociedade"

~ Paul Zak 
"Descobrimos que quando alguém confia em si, o seu cérebro liberta ocitocina, esta minúscula, pequena, ténue e fugidia assinatura de segurança e preocupação. E quando ele faz isso, a pessoa com ocitocina maior reciproca. Então quando nos é demonstrada confiança, os nossos cérebros motivam-nos a ser confiáveis. Então esse é um tipo de sistema belo."

~ Paul Zak, Quando Nos é Demonstrada Confiança, Nossos Cérebros Motivam-nos A Sermos Confiáveis
"A mudança é inevitável, ela não pode ser impedida. Quanto mais o negamos, mais o experimentaremos a mudança como uma crise. Mas se em vez disso chegarmos a perceber o sentido da mudança e fizermos as mudanças necessárias, a sensação de aflição abrirá caminho para a esperança e prosperidade"
~ Instituto ARI
http://ariresearch.org/pt/2011/12/21/a-economia-como-um-reflexo-das-relacoes-humana-economy-as-a-reflection-of-human-relations/

Arte por Michael Gonopolsky

0 comentários: