Epidemia de Narcisismo

"Imagine um país onde todos agem como um concorrente de um reality show, obcecados com poder, estatuto e aparência e estão confortáveis em manipular os outros para o seu ganho pessoal. “Estou aqui para vencer, não para fazer amigos,”seria o lema nacional."
~ Sadie F. Dingfelder
“Narcisismo aumentou tão rápido como a obesidade durante os passados 25 anos e um estudo hoje mostra que é o dobro desse ritmo desde 2002.”
~ A Psicóloga Drª. Jean Twenge, autora de The Narcissism Epidemic: Living in the Age of Entitlement (trad. A Epidemia do Narcisismo: Viver na Era da Titularidade)

O Que é o Narcisismo?
“A principal característica do narcisismo é o egocentrismo.” 
“Narcisismo é uma inchada sensação do ego. É pensar que você é melhor do que você é na realidade. É um traço complicado com imensas diferenças co-relações a ele, mas ele inclui coisas como procurar fama, atenção, vaidade e assim por diante. Contudo, a sua principal característica é o egocentrismo.” 
“Narcisismo na sua base trata-se todo de tentar obter mais: mais atenção, mais coisas, parecer mais belo, é sempre ‘mais’ destas maneiras algo redutoras.”

Qual É A Diferença Entre Auto-Estima e Narcisismo?
“Narcisistas não consideram preocupação pelos outros e relacionamentos como sendo importantes.” 
“Uma das diferenças chave entre auto-estima e narcisismo é de alguém que tem alta pontuação” (em exames psicológicos) “na auto-estima mas não no narcisismo, tem imensa confiança em áreas individuais mas também se preocupa imenso com relacionamentos. Narcisistas tendem a lhes faltar esse pedaço de preocupação pelos outros e relacionamentos.”

Sinais de Narcisismo
“Confiança excessiva
“Estar iludido com a sua própria grandeza
“Optimismo excessivo
“Tomar demasiados riscos
“Uma sensação egóica irrealista e inchada
“Alienação das outras pessoas
“Titularidade, a expectativa de que as coisas lhe sejam dadas sem muito esforço
“Não se preocupar com os outros.”

Drª. Jean Twenge Fala Sobre a Epidemia do Narcisismo



Causas Do Narcisismo

Narcisismo É Um Traço de Personalidade Inato
“Narcisismo é um traço de personalidade, então ele tem os mesmos determinantes que qualquer traço de personalidade. Outros traços de personalidade incluem coisas como ser altamente ansioso ou ser extrovertido e uma boa parcela das vezes vem de se nascer com essas tendências.”

Narcisismo como Resultado da Influência Social e Ambiental
“A cultura em que você cresce, paternidade e outras partes do meio ambiente, desempenham um forte papel para determinar quão narcisista alguém é.”

Narcisismo Na Cultura – A Influência Social do Narcisismo

Paternidade
“Nenhum pai alguma vez diz ‘o meu objectivo é criar uma criança narcisista.’ É parte da sua cultura individualista geral. Isso vem das ‘boas intenções’ de tentar desenvolver auto-estima, das pressões culturais da singularidade e sobressair. 
“Enfatizar especialidade, singularidade e sobressair tanto acaba por criar essa situação onde nos estamos a focar nisso, estamos a focar-nos a sermos melhores [que os outros] e sobressair.”

Culto às Celebridades e Reality TV
“Maioria dos principais reality shows, tais como o popular My Super Sweet 16, miúdos ricos a planearem a sua festa de aniversário, que se queixam se recebem o carro de 50,000 dólares em vez do carro de 100,000 dólares, fizeram com que o narcisismo parecesse normal. 
“Muita desta obsessão com celebridades e é claro, muito de ser uma celebridade é altamente narcisista em termos de vaidade e procurar a fama e atenção. 
“Um estudo publicado no Academic Journal mostrou que celebridades são mais narcisistas. Drew Pinsky fez com que 200 celebridades preenchessem o inventário de personalidade narcisista quando vieram a este programa e ele descobriu que elas eram mais narcisistas que o seu grupo de controlo. 
“Ele também o resumiu: Quem eram as celebridades mais narcisistas? Eram os músicos, estrelas de cinema, comediantes stand-up? Não, na realidade eram as estrelas da reality TV. 
“O que é interessante sobre isso é que estes programas eram supostos serem um recorte da vida real e esses são os programas que são muito populares neste momento, especialmente entre os jovens, mas o que eles estão realmente a mostrar é uma apresentação de comportamentos narcisistas. 
“A Reality TV levou-o para o próximo nível de mostrar como as pessoas realmente se comportam, que as pessoas sempre têm cirurgias plásticas e entram em contendas com pessoas que supostamente são as suas amigas e agem mal e são obcecadas com a fama.” 
“Na Web e na reality TV, a maneira de obter maioria da atenção e assim fazer mais dinheiro, é ser tão provocante quanto possível. Então isso realmente requer esse comportamento narcisista.” 
“É esta cultura que parece encorajar esta procura de atenção e também encoraja que não só a fama, mas também a infâmia, é igualmente boa.”

Relacionamentos/Amizades

“Se você cresceu a sua vida inteira e tudo se trata de si mesmo então é claro é muito mais difícil se comprometer num relacionamento… se você nunca se compromete não se casará durante muito tempo, entre outras coisas. Até numa amizade o mesmo é verdade. Você tem realmente de a tornar não se tratar de si a toda a hora.” 
“Os narcisistas são horríveis parceiros em relacionamentos a longo prazo. É realmente importante num relacionamento ter duas pessoas que estão ambas focadas em cuidar uma da outra e não somente focadas em si mesmas.”

Narcisismo Contribui Para a Crise dos Empréstimos

“Empréstimo facilitado permite às pessoas parecerem melhor do que na realidade estão. Para um narcisista, isto é óptimo. E até para alguém que não seja especificamente narcisista, mas que foi sugada para esta cultura narcisista de compra excessiva com intenção de a pagar através do empréstimo. 
Uma dos resultados chave do narcisismo é a confiança excessiva, o que explica imenso de como nos metemos na ” crise dos empréstimos, recessão e más hipotecas “em primeiro lugar. Compradores de casas pensariam ‘Eu serei capaz de pagar isso.’ Os banqueiros também, não só os proprietários das casas, lhes diriam: ‘A habitação nunca cai! Estou certo que tudo ficará bem com estas hipotecas asseguradas.’ 
Esse é o enorme lado negativo da confiança excessiva, no sentido em que a realidade vence sempre. Esta é uma das razões pelas quais acabámos na recessão.”

Lidar Com o Narcisismo

Recordar-nos Quanto Temos Em Comum Como Seres Humanos
“A chave para solucionar isto é lembrarmos miúdos e adultos neste respeito, simplesmente quanto temos em comum como seres humanos.”
– Tudo o supramencionado são citações de Drª. Jean Twenge


Conexão Com os Outros Coloca Faz-nos Verificar o Egocentrismo
“Fazer as pessoas se sentirem conectadas e isso amortece imensas más condutas.” 
“Se você tem compaixão pelos outros, se você se sente conectado aos outros não vai ter esse nível realmente tóxico de narcisismo.” 
“As comunidades colocam inerentemente cruzes nas pessoas e reinam sobre parte desse egocentrismo. Então quanto mais tivermos essas conexões com os outros e isso é no nível social e comunitário bem como no nível pessoal, isso tem tendência a realmente manter o egocentrismo sob observação.”
~ Dr. W. Keith Campbell

Dr. W. Keith Campbell Discute Conexão Como Um Meio de Lidar Com o Narcisismo


Adicionalmente: http://www.youtube.com/watch?v=XD9x3OwqKes


Louvar ou Não Louvar,
peritos discutem a melhor maneira de encorajar as crianças:
"As palavras escorregam das nossas bocas quase automaticamente.. 
Enfrentemos-o, enquanto pais adoramos louvar os nossos filhos mas, embora louvar não tenha problema, as pesquisas demonstram que há uma maneira certa e errada de o fazer. Dizer quanto gostamos ou aprovamos algo pode na realidade ripostar.." 
"Como dá um elogio? Em vez de dizer: 'Ó que criança maravilhosa tu és!', dizer, 'Obrigado por levares o cão a passear, ele esteve em casa o dia inteiro e sei que ele adora sair.' Então acertaste na acção e não na criança e relacionaste-te especificamente na acção e que impacto essa criança teve sobre as pessoas ao seu redor ou o cão ou o meio-ambiente."
~ Barbara Coloroso, especialista de parentalidade


Adicionalmente:
Estudo Revela Que Comportamento Egocêntrico Conduz À Depressão
Estamos A Criar Uma Geração De Narcisistas Iludidos?

Foto via http://socialpsychologyeye.wordpress.com/2009/12/30/are-we-really-in-a-narcissism-epidemic-the-concerns-about-generation-me/

0 comentários: