Futuro Da Humanidade: Humanidade Em Crise De Identidade


Kevin Kelly, co-fundador da WIRED Magazine, Futurista, especialista em tecnologia e autor do livro "What Technology Wants"

Excertos do artigo para a The European Magazine:

Novas tecnologias estão a derrubar a fronteira entre o real e o virtual. E questões éticas apresentadas em The Matrix tornam a ficção em factos. 
Um grande tema deste século será a busca da nossa entidade colectiva. Estamos na busca de quem nós somos. O que significa ser humano? Pode haver mais que uma espécie de humano? Na realidade, o que é exactamente um humano?" 
"Estas hiper-realidades lançam perguntas tais como se um assalto no espaço virtual conta como um assalto violento real ou mero assalto virtual. Quanto das nossas vidas reais é mental? Quanto da realidade é uma alucinação consensual? Onde terminam as nossas mentes e o exterior começa? E se, tudo o que está fora de nós, é tudo mental? 
Quanto mais velozes e maiores nossas vidas se tornam mediadas, quanto mais tempo passamos a comunicar através da tecnologia, mais urgente esta pergunta de "o que é real" se torna. Como sabemos a diferença, se qualquer, entre realidades e simulações? Como estas redefinem os humanos?" 
"Podemos esperar grande incerteza sobre a identidade da nossa espécie e a natureza do que devemos contabilizar como real. Será um tempo de ansiedade." 
"..até aqueles que escaparem à violência, a massa de cidadãos vulgares e cibernautas, serão pressionados por um cobertor de dúvidas não resolvidas. Quem sou eu? Pode haver mais que uma espécie de humano? Pode um robô ser filho de Deus? É a escravatura entre máquinas inteligentes aceitável? Devemos nós expandir o círculo de empatia e coisas vivas para as cosias fabricadas? Se dói, é real? 
Sabe como é quando um amigo fica consumido com estas perguntas insolúveis? Eles podem virar o boneco, ou ficar paralisados com o peso perturbador. Agora imagine um mundo inteiro atacado de surpresa por estas obsessões de Dick. Uma espécie inteira afligida com uma crise de identidade. Vem aí.


Adicionalmente: http://youtu.be/HU34qiRjoas

«A consciência da Internet torna-se uma espécie de meta-consciência para cada humano normal. Temos uma situação em que cada olho no planeta consegue ver com alta definição o que está a acontecer no solo a cada momento. 
Se comparar isto à sua consciência normal humana é exactamente desta maneira que opera, algo entra na sua mente e pode decidir conscientemente se isto é algo que requer mais da sua atenção e assim que direcciona a sua atenção para esta percepção, para este estímulo que está a receber. Então pode solucioná-lo usando todas as suas ferramentas conscientes.»
~ Internet Prophet
«Narrador: Embora estas pessoas pareçam inconscientes da existência umas das outras, não olhando nem falando, um grupo grupo olha e filtra através do outro, com raramente dois indivíduos entrarem em contacto, tão constante é o fluxo da informação e tão complexa é a teia da comunicação que os mantém separados e os mantém juntos."
«Cada vez mais o 'EU' e a identidade pessoal são coisas sob o nosso controle consciente, tu consegues esculpir a tua identidade online de maneiras que não conseguias anteriormente. Na Internet todos conseguem ver o que estás a fazer, todos te podem observar a esculpi-la. A habilidade de criar identidades virtuais e mundos virtuais como o Second Life, penso que é simbólico de coisas maiores que estão por vir, penso que é simbólico da perda da noção de identidade tradicional e a substituição da noção tradicional de identidade por algo mais flexível e mais interessante.»
~ Ben Goertzel"
"Se somos realmente personagens de jogo, como somos de uma maneira, sendo programados para nos comportarmos no mundo de hoje de crescente computorização de tudo, como agiríamos diferentemente com este conhecimento? 
Se soubesse que neste momento a vida não era mais que um jogo, o que faria em prol de avançar para a entropia inferior (amor) e 'vencer' o jogo?"
~ Físicos Nucleares da NASA Afirmam, Vivemos Numa Realidade Virtual
http://guardianlv.com/2013/07/nasa-nuclear-physicists-postulates-we-live-in-a-virtual-reality-video/ 

Adicionalmente:
Colapso Financeiro Promove Crise De Identidade Mundial - Humanidade Redefine-se
Imagem: por Aeranis http://commons.wikimedia.org/wiki/File:KevinKellySF.png

0 comentários: