'Nós Contra Eles', Uma Mentalidade De Separação


"Quando vive num mundo redondo não há escolher lados."
~ Dr. Wayne Dyer



"Na política e sociologia, dividir e governar (ou dividir e conquistar) (derivado do Grego: διαίρει καὶ βασίλευε (Diaírei kaì basíleue)) é ganhar e manter o poder ao romper grandes concentrações de poder em pedaços que individualmente tenham menos poder que aquele que implementa a estratégia. O conceito refere-se a uma estratégia que rompe as existentes estruturas de poder e previne que grupos mais pequenos se possam ligar."
~ IN Wikipédia, Dividir para conquistar  
"Agora, pela primeira vez na história do homem, todas as teorias políticas e todos os conceitos de funções políticas são completamente obsoletos. Todos eles foram desenvolvidos na base de 'Eu ou tu'. Esta inteira realização de que a humanidade consegue ou pode ser amplamente bem sucedida está a começar."
~ Richard Buckminster Füller 
"[Política] trata-se da eterna luta entre o bem e mal e todos acreditamos que estamos na boa equipa."
~ Jonathan Haidt 
"Se queres que a verdade se encontre clara perante ti, nunca sejas contra ou a favor. A luta entre contra e a favor é a pior enfermidade da mente."
~ Seng-ts’an 
"A mente humana tem uma tendência para categorizar as pessoas em grupos sociais. E frequentemente estes grupos sociais conseguem criar uma mentalidade "Nós contra Eles" para as pessoas que podem ser diferentes de nós de alguma maneira, seja raça, género, idade, nacionalidade, religião ou estatuto sócio-económico. 
Em meados de 1970 o sócio-psicólogo Henri Tajfel explorou um fenómeno a que ele chamou o paradigma mínimo de grupo. A ideia básica por trás deste conceito era investigar as condições mínimas necessárias para a discriminação ocorrer dentro de grupos. 
Surpreendentemente, estudos sobre esta abordagem demonstraram que as pessoas têm tendência a favorecer um preconceito de grupo até quando são categorizados sobre distinções relativamente insignificantes, por exemplo: cor dos olhos, que tipo de pinturas gostam, ou até lançar uma moeda. 
Isto conta-nos que conseguimos potencialmente nos separar-nos a nós mesmos de um certo grupo de pessoas por qualquer característica aleatória e arbitrária. Desta forma, todos são susceptíveis a serem o perpetrador ou as vitimas de preconceito social e ostracismo."

~ The Emotion Machine



Psicologia Da Colmeia, o Gene do Grupismo: Jonathan Haidt

Humanidade Comum: David Cannadine

"Hoje vivemos dentro do legado de uma história de separação que rapidamente se torna obsoleta. Ela diz que a humanidade é separada da natureza e que somos indivíduos separados numa força e massa do universo impessoais. Sobre essa história, nossa civilização está construída: nossa tecnologia, nossa medicina, nosso dinheiro, nossa política, nossas guerras, nossas prisões. 
Embora possamos rejeitá-lo intelectualmente, essa história ainda contém tremendo poder. Os hábitos de separação vivem dentro de nós e as instituições de separação rodeiam-nos. Como podemos tomar o próximo passo para uma nova história de reunião, de entre-ser? 
Sabemos nos nossos corações que a separação é um mito. Sabemos que o que acontece a qualquer ser acontece a nós mesmos, que as mais pequenas escolhas podem ter significado incontável, que o propósito, inteligência e consciência impregnam o universo inteiro. Mas será que algum de nós acredita nisso completamente? Quão frequentemente agimos desse lugar? Durante muito tempo foi um conhecimento solitário, ridicularizado e negado por um milhão de vozes tanto externas como internas. O saber do nosso coração precisa de aliados se vamos agir dele consistentemente."
~ Charles Eisenstein, Uma Mente de Separação 

0 comentários: