O Nascer Da Cultura De Consumo


Há Uma Vacilante Conspiração Por Trás Do Crescimento Da Cultura De Consumo
"Os americanos nem sempre foram viciados em comprar coisas. 
Há muito tempo atrás os consumidores americanos acumularam 11.3 triliões de divida agregada, pessoas costumavam poupar dinheiro para coisas que elas precisavam realmente. 
Mas na era da fartura que se seguiu à 1ª Guerra Mundial, as corporações contrariaram a ameaça da superprodução com uma estratégia psicológica manipuladora. 
"Devemos mudar a América de uma cultura de necessidades, para uma cultura de desejos," escreveu Paul Mazur da Lehman Brothers. "Pessoas devem ser treinadas a desejar, a querer novas coisas até antes que as velhas tenham sido inteiramente consumidas. Devemos moldar uma nova mentalidade na América. Os desejos do homem devem ofuscar as suas necessidades." 
Esta conspiração, permitiu através de nova sofisticação na publicidade e apoiada pelo governo, foi chocantemente eficiente. 
Para mais sobre as origens da cultura de consumo, voltamos-nos ao documentário excelente da BBC.."
~ Business Insider, GUS LUBIN
http://www.businessinsider.com/birth-of-consumer-culture-2013-2

"Nossa economia enormemente produtiva... exige que tornemos o consumo o nosso modo de vida, que convertamos a compra e uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação egóica, no consumo. Precisamos de coisas consumidas, queimadas e descartadas a um ritmo cada vez mais acelerado."
~ Victor Lebow 
"São estas coisas realmente melhores que as coisas que já tenho? Ou sou simplesmente treinado para estar insatisfeito com o que agora tenho?” 

~ Chuck Palahniuk, Lullaby




"Tentar ser feliz ao acumular posses é como tentar satisfazer a fome ao cobrir o corpo de sanduíches." ~ George Carlin


Adicionais documentários a ver:






Artigos Relacionados:
Crianças de Consumo
Gratificação Imediata
A Vara e a Cenoura

FOTO por brentbat @ Flickr

0 comentários: