O Segredo De Um Círculo

 
"Não há problemas que não consigamos solucionar juntos e muito poucos que conseguimos solucionar nós mesmos."
~ Lyndon B. Johnson
O seguinte é um artigo por Gene Shklover PhD http://thinkingintegral.com/ :
Hoje gostaria de compartilhar uma história que aconteceu a uma amiga minha que está a implementar uma metodologia semelhante à Integral Thinking. Seu nome é Julia Chemerinskaya, ela é a presidente da Academia de Recursos Humanos em Moscovo, Rússia e também ensina gestão na Universidade Estatal de Moscovo. Julia recentemente apresentou um workshop de gestão numa das principais universidades de Moscovo e esta é uma tradução abreviada das suas impressões: 
“Recentemente, testemunhei uma transformação milagrosa. Eu vi como uma abordagem não convencional muda a atmosfera inteira da aprendizagem, vi como o segredo do círculo é revelado.

Tive um workshop sobre “Gestão Pessoal” numa das Universidades de Moscovo com um público seguramente complexo, pré-gestores nos seus vinte anos, agressivos, hiperactivos e muito opinados. Sua filosofia de gestão é que eu sou o patrão, meus empregados devem obedecer às minhas ordens e eu devo espremer cada gota do seu suor. Há apenas um método para solucionar problemas, impor sua opinião (a derradeira verdade). Um pensamento de respeito e apoio não acende luz alguma ali. 
Agressão estava no ar e senti que tinha de mudar de táctica. Depois de um intervalo sentei todos os participantes em círculos de 10 e pedi-lhes que construíssem uma estratégia de Recursos Humanos para uma empresa XYZ com certas direcções estratégicas O trabalho deve ser feito de acordo com regras especiais: A coisa principal é querer escutar genuinamente todos os pontos de vista. Participantes não discutem, não interrompem, não julgam (até positivamente), não entram em conversas e direccionam todos os seus pensamentos para o centro do círculo. Todos devem falar breve e sucintamente e todos os pensamentos devem ser registados. 
Cinco minutos passaram e não conseguia crer nos meus olhos. Os mais notórios debatedores ficaram “enraizados” no círculo, começaram a seguir as regras e pareciam valorizar a opinião dos outros. Metamorfose estava a acontecer à frente dos meus olhos. A atmosfera mudou dramaticamente, a discussão foi construtiva e respeitosa. Como resultado, eles não só desenvolveram soluções eficientes mas também descobriram subitamente que tu consegues encontrar maneiras de solucionar qualquer problema, até uma estratégia, tal e qual, sentado num círculo, sem consultores caros. Não há segredos no círculo. 
E tal como eles, senti nova energia na sala, a energia de esforços unidos que é muito diferente do poder individual. Conseguia ver a que das barreiras iniciais e como os debatedores super-ego se tornaram contribuidores preocupados. 
No fim da sessão, participantes não quiseram terminar, eles ficaram verdadeiramente intrigados. E se for verdade que este método de solucionar problemas é verdadeiramente eficiente? Perguntei quem tentaria trabalhar com ele no trabalho, 29 mãos levantadas de 30!”
"Enquanto navega pelo resto da sua vida, esteja aberto à colaboração. Outras pessoas e as ideias das outras pessoas são frequentemente melhores que as nossas mesmas. Encontre um grupo de pessoas que o desafiam e inspiram, passe imenso tempo com elas e isso mudará a sua vida."
~ Amy Poehler

0 comentários: