A Vara e a Cenoura, O Ciclo do Hedonismo




"Muitos homens vão pescar todas as suas vidas sem sequer saberem que não é dos peixes que estão à procura." ~ Henry David Thoreau 
“… o modelo básico económico de trabalho geralmente trata os homens e mulheres trabalhadores como ratos num labirinto… tudo o que o rato (pessoa) quer fazer é chegar à comida com o mínimo esforço possível. Mas se o trabalho também nos der significado, o que nos conta isso sobre porque as pessoas querem trabalhar?”
~Dan Ariely, O Significado do Trabalho http://youtu.be/0hPCXOan0E8 
Algumas aptidões sociais essências para a vida andam ao redor de perguntas fundamentais a todo e cada um de nós, exigindo que nos conheçamos, que conheçamos as nossas falibilidades, onde estamos, quem somos e o nosso papel no mundo, como influenciamos o meio e como o meio nos influencia.

Quando chegamos a este mundo vemos que o mundo se comporta de acordo com leis muito rígidas, começamos a ver estas leis no mundo dos adultos e posteriormente vemos que o mundo natural também se rege por regras muito rígidas e impenetráveis. O que mais tarde descobrimos é que no mundo natural não há forma de alterar essas leis naturais porque elas fazem parte do funcionamento do próprio sistema ecológico enquanto que na sociedade humana percebemos que todas elas foram criadas pelo homem, há muito muito tempo, adequadas a realidades de então.

Acontece que o homem não é muito propenso à mudança e a se despojar das maneiras de pensar e agir anteriores, embora isso possa colocar em risco a sua sobrevivência e a dos seus contemporâneos.
Assim chegamos a um ponto em que perguntamos, "Tem mesmo de ser assim?"
"Seguramos-nos ao mito dos mercados auto-regulados, não importa quão imperfeitos eles sejam, porque sem eles sentimos que estaríamos perdidos. Só temos uma bússola quando pensamos sobre quanto as coisas valem, e até se ela raramente apontar ao norte, ela permite a fantasia na qual sabemos que avançamos." 
"O paradoxo é que passado certo ponto, mais dinheiro não nos torna mais felizes. Em vez disso, encontramo-nos num ciclo de hedonismo, no qual a felicidade se trata de corresponder nosso nível de consumo ao dos nossos colegas e quando eles vão melhor e nós não, até se passarmos melhor em termos absolutos, somos menos felizes." 
"Então, se todos nós nos enganámos com os mercados e ganância, então e agora? O oposto do consumo não é poupança, é generosidade. As mais antigas civlizações e a mais recente neurociência concordam que não somos simplesmente criaturas egoístas, ganânciosas, mas somos mais felizes quando nos governamos e vivemos em comum. E as boas notícias são que todas as pessoas pelo mundo fora estão a colocar esta ideologia em prática."
~ Raj Patel, "The Value of Nothing"


“Normal é vestir-se em roupas que compra para trabalhar e conduzir no trânsito num carro pelo qual ainda paga, de modo a ir para o trabalho precisa de pagar as roupas e o carro e a casa que deixa vaga o dia inteiro para que se possa dar ao luxo de viver nela.”
~ Ellen Goodman


"Toda a concretização escraviza. Ela obriga-o a concretizar mais."
~ Albert Camus
"Será que alguma coisa acaba como planeámos? A tecnologia prometeu libertar o homem do trabalho, libertar as mulheres. Mas em vez disso tornámo-nos a nós mesmos redundantes. A nossa sociedade já não precisa mais de nós. Mas uma vez que estamos presos em casas com boa relação custo-benefício, produzidas em massa, precisamos de lutar por empregos a tempo inteiro para pagar a nossa renda."
~ Maja Borg, Future My Love
"Ele é um programa desenhado para extrair valor.
Ele tem um monopólio legal sobre as suas indústrias.
Estamos legalmente proibidos de criar e trocar valor
a menos que o façamos através da corporação.
Não podemos trabalhar a menos que tenhamos um "emprego."
Terciarizamos o nosso trabalho, terciarizamos as nossas poupanças, terciarizamos os nossos empréstimos, terciarizamos os nossos investimentos - tudo em vez de recorrermos uns aos outros."
~Douglas Rushkoff, Discurso para o OWS

A Escravidão Ao Prazer
Os publicitários sabem isto e em essência qualquer aula de marketing se baseia em, na maioria das vezes, gerar uma vontade até então inexistente na pessoa a quem se pretende vender um produto, "O desejo é uma taça sem fundo e é por isso que não pode ser preenchida," disse Jean-Yves Leloupindependentemente do prejuízo que isto possa trazer para o comprador.
"Neste mundo há apenas duas tragédias. Uma é não obter o que queremos e a outra é obte-lo. A última é muito pior, a última é uma verdadeira tragédia!"
~ Oscar Wilde, Lady Windermere’s Fan 
"Em sua essência, o desejo é um impulso de destruição. E, embora de forma oblíqua, de autodestruição: o desejo é contaminado, desde o seu nascimento, pela vontade de morrer. Esse é, porém, seu segredo mais bem guardado — sobretudo de si mesmo."
~ Zygmunt Bauman, Amor Líquido (e-book completo)
"São estas coisas realmente melhores que as coisas que já tenho? Ou sou simplesmente treinado para estar insatisfeito com o que agora tenho?” 
~ Chuck Palahniuk, Lullaby
"E assim é numa sociedade consumista como a nossa, que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esforços prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a “experiência amorosa” à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço."
“A cultura popular é a nova Babilónia, na qual tanta arte e intelecto agora fluem. Ela é o nosso teatro do sexo imperial, templo supremo do olho ocidental. Vivemos na era dos ídolos. O passado pagão, nunca morto, arde novamente nas nossas hierarquias místicas do estrelato."
~ Camille Paglia   
"Uma civilização democrática se salvará a si mesma somente se as suas imagens estimularem a reflexão crítica em vez de se tornar um sistema de hipnose de massas."
~ Umberto Eco 
"Indiferença para as pessoas e a realidade na qual elas vivem é o único pecado capital no design."
~ Dieter Rams 
"Ao persuadir as pessoas a comprarem coisas de que elas não precisam, com dinheiro que elas não têm, de modo a impressionar outras que não querem saber, o design comercial é provavelmente o campo mais falso na existência hoje."
~ Victor Papanek 
"Muito do poder publicitário vem da crença de que ele não nos afecta. O tipo mais eficiente de propaganda é aquele que não é reconhecido como tal. Porque pensamos que a publicidade é tola e trivial, estamos menos em guarda, menos críticos, que podíamos inversamente estar. Está toda diversão, é ridícula. Enquanto estamos a rir, por vezes a sarcástico, o anúncio faz o seu trabalho."
~ Jean Kilbourne  
Indiferença e a Corrosão De Um Modo de Vida Sedentário

"Experimente ver pela primeira vez o que você vê, sem ver.  
Parece fácil, mas não é.
O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.
O campo visual de nossa rotina é como um vazio. 
Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.
Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, não sabe. 
De tanto ver você não vê.
O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem.
Mas há sempre o que ver. Gentes, coisas, bichos. E vemos? 
Não, não vemos.
Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. 
É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença." 
~ Otto L. Resende
“O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença. 
O oposto da arte não é a feiura, é a indiferença. 
O oposto da fé, não é a heresia, é a indiferença. 
E o oposto da vida não é a morte, é a indiferença." 
~ Elie Wiesel, sobrevivente do holocausto

Acordar Do Sonho

"Acredito que somos uma espécie com amnésia. 
Penso que esquecemos nossas raízes e nossas origens. Penso que estamos bastante perdidos de muitas maneiras. E vivemos numa sociedade que investe enormes quantias de dinheiro e amplas quantidades de energia para garantir que permaneçamos perdidos. Uma sociedade que investe em criar inconsciência, que investe em manter as pessoas adormecidas para que sejamos apenas consumidores passivos de produtos e não façamos realmente quaisquer das perguntas" ~ Graham Hancock


FOTO por opensourceway @ Flickr

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