O Seu Telemóvel Versus O Seu Coração

"A nossa meta é fazer condizer o nosso ritmo cardíaco com o ritmo cardíaco do universo."
~ Joseph Campbell
Novidades do mundo cientifico sobre os benefícios adicionais de cultivar relações calorosas interpessoais:
"A minha equipe de investigação e eu conduzimos uma experiência de campo longitudinal sobre os efeitos da aprender aptidões para cultivar relacionamentos interpessoais mais calorosos na vida diária. Metade dos participantes, escolhidos aleatoriamente, frequentou um workshop sobre uma prática de treino mental antiga conhecida como mettã, ou "benignidade," que ensina os participantes a desenvolver calor e ternura para si mesmos e outros. 
Descobrimos que os mediadores não só se sentiram mais animados e conectados socialmente, mas eles também alteraram uma parte chave do seu sistema cardiovascular chamado a actividade vagal. Cientistas costumavam pensar que a actividade vagal era grandemente estável, como a sua altura na idade adulta. Os nossos dados demonstram que esta parte de si é plástica, também e alterada pelos seus hábitos sociais. 
Além desses benefícios de saúde, o neuro-cientista comportamental Stephen Porges demonstrou que a actividade vagal é central para coisas como a expressão facial e a habilidade de sintonizar a frequência da voz humana. Ao aumentar a actividade vagal das pessoas, aumentamos a sua capacidade de conexão, amizade e empatia.
Abreviadamente, quanto mais sintonizado nos outros se torna, mais saudável se tornará e vice versa. Esta influência mútua também explica como uma carência de contacto social positivo enfraquece as pessoas. A capacidade do seu coração para amizade também obedece à lei biológica de 'usa-o ou perde-o'. Se não exercitar regularmente a sua habilidade de se conectar face-a-face, eventualmente vai encontrar-se a si mesmo carente de alguma capacidade biológica básica para o fazer. 
O corpo humano, e deste modo o potencial humano, é de longe mais plástico ou dócil à mudança que maioria de nós se apercebem.
~ Barbara L. Fredrickson , Professora de psicologia na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill e autora de “Love 2.0: How Our Supreme Emotion Affects Everything We Feel, Think, Do, and Become.”

0 comentários: