Educação Nascida Da Crise: O Sistema Educativo Finlandês




Alcançar Excelência Focando A Cooperação
“A experiência da Finlândia demonstra que é possível alcançar excelência ao se focar não em competição, mas em cooperação, e não em escolha, mas em igualdade.”
No seu livro Finnish Lessons (Lições Finlandesas), o Doutor de Ciências da Educação Pasi Sahlberg sublinha a diferença entre a tradicional educação da era da indústria de imprensa que maioria de nós atravessámos e o sistema educativo da Finlândia, que desafia normas Ocidentais aceites com grande sucesso, estudantes Finlandeses estão classificados como nº1 no mundo tanto em matemática e ciências apesar de terem menos horas escolares e não terem exames padronizados.

Como Sahlberg escreve:
“Todos os factores que estão por trás do sucesso Finlandês parece estar no oposto do que está a tomar lugar nos Estados Unidos e em maioria do resto do mundo, onde competição, contabilidade baseada em testes, padronização e privatização parecem dominar.”
Em vez de competição, a Finlândia decidiu que a cooperação e ajuda mútua como uma questão de política. Os estudantes são raramente testados. Em vez disso, eles ensinam-se uns aos outros nas aulas. Cada estudante recebe atenção pessoal até que ele esteja a par com os outros estudantes. Esta atitude estende-se aos professores e escolas também:
“Uma das maneiras pelas quais os professores melhoram é ao aprenderem de outros professores. As escolas melhoram quando elas aprendem de outras escolas. Isolamento é o inimigo de todo o melhoramento.”


Educação – Um Meio Para Nivelar a Desigualdade Social

E a diferença não é puramente académica.

A Finlândia é uma pequena nação de 5.2 milhões de pessoas, com praticamente nenhuns recursos naturais. O governo Finlandês teve de achar uma maneira de permanecer competitivo com a economia global, enquanto minimizando também a desigualdade social. Com o que ele apareceu foi o sistema de educação:
Desde os anos 80, o principal condutor da política da educação Finlandesa tem sido a ideia de que cada criança deve ter exactamente a mesma oportunidade para aprender, independentemente do cenário familiar, vencimento ou localização geográfica. Educação foi vista como primeiro e antes de mais não uma maneira de produzir realizadores brilhantes, mas como um instrumento para nivelar a desigualdade social.
Educação Única Surgiu de Tempos de Crise

O sucesso Finlandês pode também partilhar alguma luz sobre a crise global económica, ou como escreve Sahlberg:
“A história Finlandesa é especificamente interessante devido a algumas das políticas chave e mudanças introduzidas durante a pior crise económica que a Finlândia experimentou desde a Segunda Guerra Mundial. Isso sugere que uma crise pode acender o espírito de sobrevivência que leva a soluções melhores para problemas agudos que uma ‘situação normal’ o faria.


FOTO por opensourceway @ Flickr

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