Pessoas Face Ao Perigo Conectam-se Umas Com As Outras


“O que aprendemos de realmente interessante da neuro-ciência é que os humanos, face ao perigo, se conectam a outras pessoas.”
~ Dacher Keltner, UC Berkeley, "PBS - Dinheiro Não Compra Compaixão"http://www.pbs.org/newshour/extra/daily_videos/money-cant-buy-compassion/ 
 

"Senorita, porque é que as pessoas só fazem perguntas profundas a si mesmas quando algo realmente mau acontece?"~ O filme I Heart Huckabees (em portugal "Os Psico-Detectives")
"Os seres humanos são fundamentalmente animais sociais e é a natureza protectora dos nossos relacionamentos sociais que permitiu que a nossa espécie prosperasse. Décadas de investigações demonstram que a ligação social é uma necessidade humana fundamental ligada tanto à saúde psicológica como física incluindo um sistema imunitário mais forte, recuperação mais rápida das doenças e até longevidade."
~ Emma Seppala, Como o Stress do Desastre Aproxima as Pessoas - Scientific American
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=how-the-stress-of-disaster-brings-people-together
"Bom, a minha teoria é que conectar-se com outras pessoas tem grande valor para nós pessoalmente e para as nossas comunidades. Eu uso o termo capital social no livro para me referir ao facto de que as redes sociais têm valor. Elas têm valor pelas pessoas que estão nelas. Maioria das pessoas na América, por exemplo, obtêm os seus empregos através delas. Você sabe, eu obtive, e fiz maioria das pessoas obterem. Não pretendo dizer isso num sentido de nepotismo. Pretendo dizer que nós, nós sabemos dos empregos através, através das ligações sociais. E há muitos outros valores para nós pessoalmente das ligações sociais. Há efeitos positivos sobre a saúde de nos conectarmos a outras pessoas."

"Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves da alma."~ Cora Coralina
Somos constantemente promovidos a escapar do sofrimento e a procurar prazer, falámos anteriormente acerca de motivação ao nível individual mas esquecemo-nos que a motivação é também um fenómeno que pode ser observado colectivamente, como por exemplo quando os nossos antepassados foram forçados a mudarem por razões climatéricas no passado para outra região do globo.

Isto conta-nos que mudar nem sempre é agradável e que a mudança pode ser realizada conscientemente de forma voluntária ou, infelizmente, de uma forma forçada através de pressões externas.

A presunção humana leva-nos a imaginar um mundo que se resume a uma sociedade na qual 'pensamos' decretar leis e decidir como tudo se irá processar, mas também os nossos sistemas humanos são parte de um processo biológico maior. Como uma vez disse o teórico da comunicação canadiano, McLuhan “Os novos media não são pontes entre o homem e a natureza, eles são natureza.”



Qual a origem de tudo isto? A necessidade de sentirmos estar em controlo de alguma coisa na nossa vida.


Como Afectou A Recessão A Nossa Felicidade?

Uma recente sondagem olha para o elo entre dinheiro e felicidade durante tempos difíceis:
"Estes resultados ajudam-nos a recordar que o dinheiro não compra felicidade e que até na face de dificuldades económicas, podemos encontrar alegria entre amigos e família."
~ Jennifer Stellar, Greater Good
http://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_has_the_recession_affected_our_happiness
Ainda sobre os efeitos da crise sobre a sociedade, um interessante estudo conduzido em Inglaterra em 2009 afirma que as pessoas se tornaram mais preocupadas porque a recessão trouxe o lado compassivo das pessoas.
A Recessão Tornou-nos Mais Compassivos:
http://www.telegraph.co.uk/finance/recession/5071290/Recession-has-made-us-more-compassionate.html 
"Alguém que amei deu-me
uma caixa cheia de escuridão.
Levou-me anos para
compreender
que isto, também, foi uma prenda."
~ Mary Oliver
"Desta forma tem duas escolhas neste mundo neste momento, você pode reter o seu estatuto de lagarta e dizer 'Ó meu Deus! O céu está a cair!' e permanecer em medo. 
Ou pode dizer, 'A lagarta vai-se embora, eu quero tornar-me uma borboleta'. Porquê? 
Porque se eu me tornar activo e positivo no processo de construir a borboleta, eu estou envolvido, eu estou a trabalhar, estamos a criar o futuro, se eu me sentar e lamentar a perda da lagarta então eu estou a tornar-me a mim mesmo doente e tudo ao meu redor, porquê? 
Porque não estou a contribuir para a nossa evolução. E assim, onde estamos nós? 
Nós estamos no falecer da fase lagarta da civilização e o levantar da borboleta."
~ Dr. Bruce Lipton http://youtu.be/me1Q9nK3cMY

FOTO por Water Lemon @ Flickr

0 comentários: