Senso Comum, Por Vezes Sem Muito Senso



"Praticamente toda a raça humana está hipnotizada pelo senso comum pois a maioria pensa o que lhe disseram para pensar."
~ Hernest Holmes (1887-1960) 
"Maioria das pessoas não estão sequer conscientes da sua necessidade de se conformarem. Elas vivem sob a ilusão que seguem as suas próprias ideias e inclinações, que elas são individualistas, que elas chegaram às suas opiniões como resultado do seu próprio pensamento, e que é simplesmente acaso que suas ideias são as mesmas que as da maioria."
~ Erich Fromm, The Art of Loving 
“(…) Se conhecêssemos melhor a máquina do mundo, talvez descobríssemos que muita tirania se estabelece fora de nós como se fosse a projecção, ou como sendo realmente a projecção, das linhas autocráticas que temos dentro de nós; primeiro oprimimos, depois nos oprimem; no fundo, quase sempre nos queixamos dos ditadores que nós mesmos somos para os outros. (…)” ~ Agostinho da Silva, "Sobre as Escolhas"
“Quando as imagens do abuso e tortura em Abu Ghraib foram reveladas, imediatamente o exército ficou na defensiva dizendo que eram umas poucas “maçãs podres”. Quando vemos pessoas a fazerem coisas más assumimos que elas são pessoas más para começar. Mas o que sabemos do nosso estudo é: há um conjunto de varáveis psicológicas que podem fazer pessoas normais fazerem coisas que elas nunca teriam imaginado fazer.”
~ Dr. Philip Zimbardo 
“Todos temos uma tendência para pensar nas pessoas como boas ou más. E, como dizemos, desde que expulsemos as pessoas más, tudo ficará bem. Mas a realidade é que todos temos a capacidade de sermos bastante maus, sob as circunstâncias certas.”
~ Dan Ariely 
"A marca de uma sociedade compassiva e civilizada é que tentamos compreender as acções das outras pessoas, não tentamos simplesmente as condenar."
~ Professor e psicólogo Simon Baron Cohen, autor de Zero Degrees Empathy
"Que os homens não aprendem muito das lições da história é a mais importante de todas as lições que a história tem para ensinar."
~ Aldous Huxley 
"Tradições são prováveis de serem vistas como a mão morta do passado, relíquias de uma era menos iluminada e não como a experiência destilada de milhões que enfrentaram semelhantes vicissitudes humanas anteriormente."
~ Thomas Sowell

Ver adicionalmente:
http://youtu.be/ow2Qs_9aFfI
http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/philip_zimbardo_on_the_psychology_of_evil.html
http://www.youtube.com/watch?v=sZwfNs1pqG0
http://www.youtube.com/watch?v=vjP22DpYYh8
http://youtu.be/BJAww5g34bE

0 comentários: