Um Plano Para a Criação de Uma Família Global Expandida


"Se pudesse estar nos sapatos de outra pessoa… Escutar o que eles escutam. Ver o que eles vêem. Sentir o que eles sentem. Tratava-os diferentemente?”

~ The Cleveland Clinic
O Professor Rodrigue Tremblay é um escritor e professor Emérito de economia na Université de Montréal. Acrescendo aos seus escritos sobre economia, ele também escreveu extensivamente sobre o tema da ética, e mais recentemente, sobre a urgente necessidade de desenvolver um novo nível de ética universal, moralidade e empatia a serem desenvolvidas e mantidas no mundo.
"Com a presente globalização dos nossos problemas, precisamos e expandir o nosso círculo de empatia e ver a humanidade como uma família humana expandida mundial. Enquanto nos abstivermos de enfrentar esse desafio, a divisão e conflitos insolúveis persistirão." 
"[Numa civilização mais universal], primeiro e antes de mais, a amplitude da empatia humana seria mais universal e mais abrangente e não se aplicaria meramente a algumas pessoas escolhidas, a membros de uma religião especifica ou a pessoas pertencentes a uma civilização particular. Na prática, isto necessitaria que estabelecêssemos um limiar superior de moralidade humana, além da norma tradicional da Regra Áurea (‘Trata os outros como gostarias que os outros te tratassem a ti.’) 
Isto necessitaria que adoptássemos o que chamo uma Super Regra Áurea da moralidade humanista que incorpora a regra humanista da empatia: ‘Não só faças aos outros o que gostarias que te fizessem a ti, mas também, faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti, se estivesses no seu lugar.’ — É claro, o contrário também se aplica: ‘Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti, se estivesses no seu lugar.’”

Três Imperativas Morais Interrelacionadas
"As três imperativas morais interrelacionadas que sempre soaram a valores morais, mas que sinto que se tornarão mais necessárias para a humanidade avançar e sobreviver. E refiro-me a:
Mais EMPATIA humana.
Mais TOLERÂNCIA interpessoal.
Mais PARTILHA interpessoal (altruísmo e generosidade) como a base para um mundo mais harmonioso, livre e próspero.”

O Princípio da Empatia
"De acordo com o principio da empatia, um se deve direccionar a tratar os outros como se estivesse no seu lugar e não necessariamente esperando reciprocidade como é o caso da regra Áurea tradicional da moralidade que descobrimos virtualmente em todos os sistemas morais (‘Faz aos outros como gostarias que te fizessem a ti’). 
O princípio da empatia pode assim ser estruturado deste modo: “Faz aos outros como gostarias que te fizessem a ti, se estivesses no seu lugar. 
É por isso que digo que a empatia consegue ser a base sólida de uma sociedade global mais civilizada baseada na solidariedade de todos os seres humanos. É a consciência de que as outras pessoas podem sofrer, ser felizes e florescer tal como nós fazemos e que devemos tratar os outros correspondentemente.”
Dez Mandamentos Para Um Humanismo Global
Bases Para Construir Uma Família Global Expandida 
1. Proclamar a dignidade natural e valor inerente de todos os seres humanos.
2. Respeitar a vida e propriedade dos outros.
3. Praticar tolerância e mente aberta para as escolhas e estilos de vida dos outros.
4. Partilhar com aqueles que são menos afortunados e assistir mutuamente aqueles que estão em necessidade de ajuda.
5. Usar nem mentiras, nem doutrina espiritual, nem poder temporal para dominar e explorar os outros.
6. Confiar na razão, lógica e ciência para compreender o Universo e para solucionar os problemas da vida.
7. Conservar e melhorar o meio natural da Terra, terra, solo, água, ar e espaço, como herança comum da humanidade.
8. Solucionar diferenças e conflitos cooperativamente sem recorrer à violência ou a guerras.
9. Organizar os assuntos públicos de acordo com a liberdade individual e responsabilidade, através de democracia política e económica.
10. Desenvolver a nossa inteligência e talentos através da educação e esforço.
Citações:

http://www.ustream.tv/recorded/4404833 [ver a partir do min.20]
Video streaming by Ustream


FOTO por Grzegorz Łobiński @ Flickr

0 comentários: