Falar Do Coração


"Beleza não está na face, beleza é uma luz no coração."

~ Kahlil Gibran, poeta libanês
Falar de coração significa estabelecer uma comunicação aberta e honesta, especialmente com as pessoas que mais nos importam. Isto é, expressar o que se está a sentir/experienciar, sem persuadir, justificar, defender ou tentar resolver. 
“Pense na água - tão suave e gentil - esculpindo através da pedra mais dura e revelando, gradualmente, toda a sua beleza. Às vezes, o que parece mais fraco é realmente o mais poderoso.” ~ Rick Hanson
Segundo o autor, da mesma forma, falar com o coração embora possa parecer reflexo de vulnerabilidade é um dos movimentos mais fortes de força moral, de lealdade. 
“Falar a verdade - em particular, os fatos das suas próprias vivências, que ninguém pode refutar- com simplicidade e sinceridade, sem polémica ou culpa, fortalece os seus relacionamentos. Podemos sentir o seu efeito quando ouvimos uma criança dizer aos seus pais: "Eu sinto-me mal quando vos vejo a brigar" ou quando ouvimos relatos das atrocidades que sofreram as pessoas no Kosovo ou no Ruanda. 
Não falar é o que realmente pode levar à degradação dos nossos relacionamentos e, de fato, quando as pessoas se comunicam de uma forma sincera, isso as dignifica e, geralmente, evoca um apoio genuíno por parte dos envolvidos.”

~ Rick Hanson, Só Uma Coisa, Fale Do Coração

Foto por nazareno @ Flickr

0 comentários: