Interligação Global Entre Pessoas E Nações - Um Facto da Vida


"Hoje, no nosso mundo moderno, devido à Internet, tudo está conectado a tudo. Somos agora interdependentes. Estamos agora engrenados como nações, como indivíduos, de uma maneira que nunca foi o caso anteriormente.”
~ Paddy Ashdown

O Diplomata veterano e Comandante de Cavalaria da Ordem do Império Britânico Paddy Ashdown descreve o período em que vivemos como
”..um desses períodos aterrorizadores da história em que o poder muda… E estes são sempre períodos acompanhados de turbulência e demasiado frequentemente por sangue.”
Mais notavelmente, Ashdown salienta que esta interligação global é um facto da vida, mas um que pode ser uma perspectiva aterrorizadora ou uma causa para celebração e paz, pois isso significa que todos compartilhamos um destino comum:

Interligação Global - Perigo:
"Se você apanhar Gripe Suína no México, é um problema para o aeroporto Charles De Gaul 24 horas mais tarde. 
A Lehman Brothers cai, a coisa toda colapsa. 
Há incêndios nas estepes da Rússia, motins alimentares na África. Estamos agora profunda, profundamente interligados. 
Costumava ser o caso de que se a minha tribo é mais poderosa que a sua tribo, eu estava seguro. O meu país mais poderoso que o seu país, eu estava seguro. A minha aliança, como a NATO, era mais poderosa que a sua aliança, eu estava seguro. Não é mais esse o caso.”
Interligação Global - Esperança:
"Se este é o caso que estamos agora engrenados juntos de uma maneira que nunca foi realmente anteriormente, então este é também o caso de que compartilhamos um destino uns com os outros. 
…O advento da interconectividade e das armas de destruição maciça significa que eu compartilho de um destino cada vez mais com o meu inimigo. 
Quando era diplomata a negociar tratados de desarmamento com a União Soviética, em Genéva nos anos 70, tivemos sucesso porque compreendemos que partilhávamos um destino com eles. Segurança colectiva não é suficiente. 
Paz chegou à Irlanda do Norte porque ambos os lados perceberam que o jogo de soma zero não funcionaria. eles compartilhavam um destino com os seus inimigos.”
Interligação Global - Esperança Para O Médio Oriente?
"Uma das grandes barreiras para a paz no Médio Oriente é que ambos os lados, tanto Israel e penso que os Palestinianos não compreendem que eles compartilham um destino colectivo.”
A Coisa Mais Importante Sobre O Que Você Pode Fazer É O Que Você Pode Fazer Com Outros
"Na era moderna, em que tudo está conectado a tudo, a coisa mais importante sobre o que você pode fazer … é o que você pode fazer com outros.”

0 comentários: