O Problema De Sermos Humanos Nos Nossos Dias


Fotografia: Narodowy Instytut Audiowizualny

"Como a nossa sobrevivência foi coletivizada, precisamos de ser bons uns para os outros se queremos sobreviver."
~ Zygmunt Bauman

"Numa sociedade de consumidores, ninguém pode ser um sujeito sem primeiro se tornar uma comodidade."
~ Zygmunt Bauman
"Os vencedores numa sociedade descartável circulam perto do topo da pirâmide de poder.... Aqueles que não se podem dar ao luxo de estar em movimento têm poucas oportunidades.... Liberdade comercial significa que poucas pessoas têm mão sobre o presente e que todos são descartáveis."
"Consumidores numa sociedade de consumo, como os habitantes de Leonia de Calvino, precisam de colectores de lixo, e muitos deles, e do tipo que não evitarão tocar e lidar com o que já foi confinado ao monte de lixo, mas os consumidores não estão dispostos a fazer o trabalho dos colectores de lixo. 
Afinal, eles foram noivados para desfrutar das coisas, não para as sofrer. Eles foram educados para ressentir o tédio, o trabalho e enfadados tempos passados. Eles foram perfurados para procurar implementos que fazem por eles o que costumavam eles mesmos fazer. Eles foram sintonizados ao mundo do pronto-a-usar e ao mundo da satisfação instantânea. É disso que os deleites da vida consumista se tratam. É disto que o consumismo se trata e certamente não inclui a performance de empregos sujos, esgotantes, fastidiosos ou simplesmente que não entretenham, sem diversão. Com cada triunfo sucessivo do consumismo, a necessidade de colectores de lixo cresce e os números de pessoas dispostas a se juntarem às suas fileiras diminui. 
Pessoas cujas formas de ganhar a vida ortodoxas e forçosamente desvalorizadas já foram marcadas para a destruição, e elas mesmas foram escolhidas para o lixo descartável, não podem ser escolhedoras. Nos seus sonhos nocturnos elas podem se imaginar a si mesmas à semelhança dos consumidores, mas é sobrevivência física, não folia consumista, que preenche os seus dias. O palco está montado para o encontro dos humanos rejeitados com os rejeitados dos festins consumistas, certamente, eles parecem ter sido feitos um para o outro... Por trás da cortina colorida da competição livre e comércio justo, o homo hierarchichus habita. Na sociedade casta, somente pessoas intocáveis podiam (e tinham de) lidar com coisas intocáveis. No mundo da liberdade global e igualdade, terras e população foram organizadas numa hierarquia de castas." 
"Ao contrário do seu predecessor contemporâneo, o novo gueto, nas palavras de Wacquant, 'não serve como um reservatório de trabalho industrial descartável mas um mero terreno de despejo [para aqueles para quem] a sociedade circundante não tem uso económico ou político."
~ Zygmunt Bauman, Wasted Lives 
"A sociedade só se preocupa com o indivíduo enquanto ele for lucrativo. Os jovens sabem isto, sua ansiedade quando entram na vida social corresponde à angústia dos velhos quando são excluídos dela." 
~ Simone de Beauvoir

"Eu nunca fui pobre, apenas sem dinheiro. Ser pobre é um estado mental. Estar sem dinheiro é apenas uma situação temporária."
~ Mike Shinoda, Linkin Park
Filho de família abastada, decidiu sair de casa, sem nada, em busca de um sentido para a vida. Resolveu experimentar o "não ter". Sua família não aceitou e cortou relações, e a experiência virou situação. Eduardo nunca tinha imaginado o que poderia aprender com os abandonados, os miseráveis, os marginais. E só pôde alcançar essa riqueza pois estava ali com eles, como eles, era um deles. Foi assim que Eduardo aprendeu que a dúvida, além de um direito, é uma obrigação.


"Em sua essência, o desejo é um impulso de destruição. E, embora de forma oblíqua, de autodestruição: o desejo é contaminado, desde o seu nascimento, pela vontade de morrer. Esse é, porém, seu segredo mais bem guardado — sobretudo de si mesmo." 

"E assim é numa sociedade consumista como a nossa, que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esforços prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a “experiência amorosa” à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço."
"Eu desejo que os jovens percebam razoavelmente cedo que há tanto significado na vida quando eles conseguem adicionar isso a ela através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos."
~ Zygmunt Bauman

"Nenhum homem trata um carro a motor tão tolamente como ele trata outro ser humano. Quando o carro não andar, ele não atribui seu irritante comportamento ao pecado, ele não diz:
'Tu és um mau carro a motor, e eu não te darei mais gasolina até que andes.'
Ele procura descobrir o que correu mal e concertá-lo."
~ Bertrand Russell

REFLEXÃO FINAL:
“Por uma multidão de razões, precisamos uns dos outros.” 
"Em tempos antigos, as pessoas dependiam em todas as necessidades da vida e prazeres de pessoas que conheciam pessoalmente. Se você alienava o ferreiro local, o cervejeiro, ou médico, não havia substituto. A sua qualidade de vida seria muito mais baixa. Se você alienava os seus vizinhos então pode não ter ajudado se tivesse uma entorse no tornozelo durante a época da colheita, ou se o seu celeiro tivesse ardido. A comunidade não era um acrescento à vida, ela era um modo de vida. 
Hoje, com ligeiro exagero, podíamos dizer que não precisamos mais de ninguém. Eu não preciso do agricultor que cultivou a minha comida, eu posso pagar a outrem para o fazer. Eu não preciso do mecânico que concertou o meu carro. Eu não preciso do camionista que comprou os meus sapatos na loja. Eu não preciso de qualquer das pessoas que produziram qualquer das coisas que uso. Eu preciso de alguém que faça o seu trabalho, mas não os indivíduos únicos. Eles são substituíveis e, pela mesma moeda, também eu sou.”
~Charles Eisenstein para a YES! Magazine, "Construir Comunidade"

Visitar adicionalmente:
É A Comparação Uma Forma De Violência?
O Nascer Da Cultura De Consumo
Economia Como Um Reflexo Das Relações Humanas
A Busca Do Prazer E Seus Efeitos Na Sociedade
Colapso Financeiro Promove Crise De Identidade Mundial

0 comentários: