Porque Permitimos Má Ciência?


"Há 7 coisas que nos vão destruir.
Riqueza sem trabalho,
Prazer sem consciência,
Conhecimento sem carácter,
Religião sem sacrifício,
Política sem princípios,
Ciência sem humanidade,
Negócios sem ética."
~ Mahatma Gandhi
Ciência sem ética, nas mãos erradas, produziu a bomba atómica, todo um exército de comida geneticamente manipulada, vacinas perpetuadoras de enfermidades, vírus mortais e possivelmente todos os grandes problemas que hoje enfrentamos.
"Einstein estava nos Estados Unidos quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, e não voltou para a Alemanha, onde tinha sido professor da Academia de Ciências de Berlim. Estabeleceu-se então nos Estados Unidos, onde naturalizou-se em 1940."

O cenário era o da segunda guerra mundial, Oppenheimer fala após ver a primeira bomba atómica explodir e Einstein sobre a bomba e os perigos da má ciência:


"Se as bombas forem adicionadas como novas armas aos arsenais de um mundo em guerra, ou aos arsenais de nações que se preparam para a guerra, então o tempo chegará em que a humanidade amaldiçoará os nomes de Los Alamos e Hiroshima. As pessoas deste mundo devem se unir ou elas perecerão."
~ Robert Oppenheimer,  Acceptance Speech 1945
"Tivesse eu sabido que os alemães não teriam sucesso a produzir uma bomba atómica, não teria levantado um dedo."
~ Albert Einstein, The New Quotable Einstein

"Cometi um grande erro na minha vida, quando assinei essa carta com o Presidente Roosevelt a recomendar que bombas atómicas fossem produzidas, mas houve uma justificação, o perigo de que os alemães as fizessem!"
~ Albert Einstein, "Atom: Einstein, the Man Who Started It All," Newsweek Magazine 1947
"Muitas pessoas questionaram a respeito de uma recente mensagem minha de que 'um novo tipo de pensamento é essencial se a humanidade pretende sobreviver e avançar para níveis superiores.' 
Frequentemente nos processos evolucionários uma espécie deve se adaptar às novas condições em prol de sobreviver. Hoje a bomba atómica alterou profundamente a natureza do mundo como o conhecemos e a raça humana consequentemente se encontra a si mesma num novo habitat ao qual ela deve adaptar o seu pensamento. 
À luz do novo conhecimento… Hoje devemos abandonar a competição e assegurar a cooperação. Este deve ser o facto central em todas as nossas considerações de negócios internacionais, caso contrário enfrentamos desastre seguro. Pensamento e métodos passados não preveniram guerras mundiais. Pensamento futuro deve prevenir guerras. 
Todos os problemas são maiores que os homens alguma vez pensaram compreender anteriormente, as recriminações e orgulho mais desesperadamente magoadas. Pode ajudar recordar que muitos reconheceram antes da bomba alguma vez ter caído que o tempo já chegou em que temos de aprender a viver em Um Mundo. 
Os perigos são imensos, a tarefa colossal, o tempo é curto. Mas podemos esperar, e devemos esperar, que a própria criação do homem, o génio próprio do homem, não o venha a destruir. Académicos, certamente todos homens, devem avançar em frente na fé desse filósofo que lá afirmou que não há problema que a razão humana possa propor que a razão humana não possa desenraizar."
~ Albert Einstein, Only Then Shall We Find Courage (1946)
 "Quando o homem errado usa os meios certos, os meios certos funcionam da maneira errada. Por outras palavras, há algo de errado com o modo como pensamos. E enquanto isso lá estiver, tudo o que fizermos será uma barafunda"
~ Alan Watts, Conversas Comigo Mesmo
"Tecnologia é somente destrutiva nas mãos das pessoas que não percebem que elas são um e o mesmo processo que o universo."
~ Alan Watts

Encontrado numa carta selada endereçada ao pai de uma menina de 6 anos acabada de falecer:
"Um ser humano é uma parte do todo chamado por nós de universo, uma parte limitada no tempo e espaço. Ele experimenta-se a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos como algo separado do resto, uma espécie de ilusão óptica da sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos limitando aos nossos desejos pessoais e ao afecto por umas poucas pessoas que nos são próximas. 
Nossa tarefa deve ser nos libertar-nos a nós mesmos desta prisão ao ampliar nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e o todo da natureza na sua beleza."
~ Albert Einstein, 1950
“Se a maioria de nós estão envergonhados de roupas rotas e mobília fraca que queiramos ficar mais envergonhados de ideias rotas e fracas filosofias.... Seria uma triste situação se o embrulho fosse melhor que a carne embrulhada dentro dele.”
~ Albert Einstein

Adicionalmente:

0 comentários: